Prova de Vida X Suspensão do Benefício

prova de vida blog

O QUE É A PROVA DE VIDA?

O INSS se utiliza do mecanismo chamado de Prova de Vida para se certificar de que o titular do benefício ainda não faleceu, visando evitar que o benefício seja indevidamente recebido por terceiros após o óbito do titular.

A não realização da prova de vida quando exigida pode gerar a suspensão temporária do benefício, até que seja confirmado que o titular ainda não faleceu.

O INSS pode se comunicar com os segurados pelo aplicativo Meu INSS e também pelos banco onde o segurado recebe seu benefício.

É importante manter os cadastros sempre atualizados, com Endereço, Telefone e Email, bem como não deixar se fazer a prova de vida quando exigida, para evitar suspensão indevida de pagamento do benefício.

Também devem ficar atentos com informações repassadas pelos Bancos pagadores, geralmente constantes nos extratos ou quando é realizado o acesso à conta nos terminais e aplicativos.

Atualmente a prova de vida pode ser feita presencialmente nas redes bancárias pagadoras ou com o reconhecimento facial se utilizando do aplicativo do gov.br;

Compartilhe esse conteúdo com alguém que recebeu o comunicado para fazer a prova de vida e vem encontrando dificuldades.

Gostou? Compartilhe!